Interessante híbrido primário entre estas duas espécies nacionais que são originárias de regiões tão distantes, sem a intervenção humana talvez nunca se encontrariam...
A Cattleya nobilior é nativa da região norte do serrado brasileiro (Tocantins, Goais, Maranhão e Mato Grosso) enquanto a Laelia tenebrosa é nativa do Sudeste do Brasil, mais especificamente na região entre o Espírito Santo e Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro e Sul da Bahia (Mata Atlântica).
Esta planta está em sua primeira floração, ela possuía 04 botões florais, mas as "malditas" lesmas, sorrateiramente na calada da noite antes de eu perceber destruíram os outros 03, pelos menos consegui salvar uma das flores.
Recomendo a todos que jamais comprem híbridos de Cattleya nobilior, crescem ...crescem ....florescem muito raramente e às vzs não florescem nunca. O tipo de crescimento da nobilior, ela não dá espata, cresce um pseudobulbo florífero sem folha e depois aquela frente para de crescer, esta caracteristica é dominante e por isto não recomendamos os híbridos em questão. Melhor coisa é amarrar os híbridos num árvore alta e insolarada e esquecer dela...aqui em Curitiba onde não para de chover estes híbridos definitivamente não dão flor. Tenho muitas touceiras de nobilior x purpurata e nenhuma deu flor....a sua pelo já deu...creio que a nobilior não foi a "mãe".
ResponderExcluir